quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Por que os negros?

“Não se tratava decerto, indo à África, apenas de obrar boas cousas conforme as Escrituras. Não era um impulso religioso o que mais movia as energias para as novas conquistas, e o ganho de almas para o Cristo, e a transformação das mesquitas, virgem de imagens, em templos e catedrais católicos, era puro engodo com que se disfarçava aos olhos do povo a ambição de pecúnia das classes dirigentes da nação” relata em suas crônicas o Príncipe D. João.
Desde daí a Igreja Católica constrói um discursso de legitimação desta escravização baseado na mitologia hebraica, com a passagem do Antigo Testamento onde Noé expulsa e amaldiçoa seu filho Can após o dilúvio, e este será, segundo a Bíblia, o responsável pelo povoamento da região que abrange parte do Oriente Médio e da África. Portanto, segundo a Igreja Católica, a escravização dos povos africanos era mais que justa e fundamentada na mitologia do Velho Testamento."
Trecho retirado do site: http://www.overmundo.com.br/overblog/escravizacao-dos-africanos-e-a-bencao-do-vaticano

Repensando a escravização dos negros.
Não foi somente por serem menos desenvolvidos moralmente, até porque se esse fosse o real motivo, logo, outros povos também seriam escravizados.
Pois então, no trecho acima verificamos o relato de D. João - príncipe de Portugal - bastante realista e talvez muito desafiador para aquela época, não deve ter sido fácil escrever a verdade que contrariava a Igreja.
Como se não bastasse os homicídios em nome de Deus, a bendita Igreja, ainda sim, insistia na ambição de poder, do respeito através do medo, colocando os negros submissos aos brancos por SÉCULOS!
Esse tipo de julgamento contra negros ainda hoje existe... É como se a chaga negra ainda estivesse aberta, a qual foi brutalmente ferida pela Igreja e pelos Europeus que também cultivavam ambição e cegueira religiosa.
Durante nossa história terrestre, notamos que a Igreja Católica sempre teve um "dedinho" em tudo aquilo que foi desastroso e que ainda possui reflexos nos anos atuais. Entretanto, não podemos deixar que esse fato nos abale e nos tire nossa fé, é de importância cultivar o pensamento de que eles também são filhos de Deus e merecem misericórdia. Ela foi constituída por espíritos menos evoluídos moralmente, que estavam a caminho desta evolução, porém os desafios que foram lhes confiado se perderam juntamente com o aprendizado.
Preferiram praticar seus interesses pessoais do que os interesses de Deus, e para satisfazer seus desejos egoístas utilizavam da fraqueza do povo: cegueira religiosa, fé acreditada.
Atualmente temos a moral mais desenvolvida, temos a fé questionada, e talvez seja por esse mesmo motivo que nos tornamos menos maleáveis e a Igreja menos "poderosa".
Os negros lutaram pela sua liberdade e foram livres, mas o preconceito ainda é um desafio a ser vencido por COMPLETO!




(Sugestões? Ideias? Fatos? Artigos? Me envie! e-mail: paula.marttins@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.