terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Luz do século XVIII

"No século XVIII, um grupo de pensadores começou a se mobilizar em torno da defesa de ideias que pautavam a renovação de práticas e instituições vigentes em toda Europa. Levantando questões filosóficas que pensavam a condição e a felicidade do homem, o movimento iluminista atacou sistematicamente tudo aquilo que era considerado contrário à busca da felicidade, da justiça e da igualdade. Dessa maneira, os iluministas preocuparam-se em denunciar a injustiça, a dominação religiosa, o estado absolutista e os privilégios enquanto vícios de uma sociedade que, cada vez mais, afastava os homens do seu “direito natural” à felicidade. Segunda a visão desses pensadores, sociedades que não se organizam em torno da melhoria das condições de seus indivíduos concebem uma realidade incapaz de justificar, por argumentos lógicos, sua própria existência. Por isso, o pensamento iluminista elege a “razão” como o grande instrumento de reflexão capaz de melhorar e empreender instituições mais justas e funcionais. No entanto, se o homem não tem sua liberdade assegurada, a razão acaba sendo tolhida por entraves como o da crença religiosa ou pela imposição de governos que oprimem o indivíduo. A racionalização dos hábitos era uma das grandes ideias defendidas pelo iluminismo."
Por Rainer Sousa
http://www.brasilescola.com/historiag/iluminismo.htm

Evolução. Esses pensadores buscavam a evolução intelectual à procura da felicidade, direito natural de todos!
Não obstante aos desígnos da Igreja, esses filósofos espalharam o antropocentrismo, a evolução em busca da melhoria.
Não há frase mais inteligente e motivadora que esta, à seguir: "Só sei que nada sei." - citado por Platão in: "Apologia de Sócrates", o primeiro discurso, 21d.
Pois sim, motivadora! Quanto mais estudamos mais certos ficamos de que NADA sabemos e que muito ainda temos de aprender.
Iluminismo foi a luz da era, foi a vinda da razão, do conhecimento e do esclarecimento raciocinado.
Nessa mesma época "surgiu" a Maçonaria, que ainda nos tempos atuais é coberta de tabus. Essa sociedade visa o crescimento moral, através de estudos e do evangélio de Jesus Cristo. Além da hierarquia que traz maior organização e responsabilidade. Cultivam a fraternidade. E ainda sim, é coberta de críticas ignorantes, talvez isso aconteça por ser uma sociedade muito discreta e conhecida, geralmente, somente por aqueles que a praticam.
Para maior entendimento leiam este trecho, à seguir:
 
"Maçonaria (forma reduzida de francomaçonaria) é uma sociedade discreta e por discreta, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam. De carácter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica.Retirado do Wikipédia; Pesquisa: Maçonaria.
Então fica um importante recado a vocês leitores: Estudem! Se aprimorem moral e espiritualmente. Não julguem sem ter o minímo de conhecimento. Busquem fontes confiáveis. E fiquem todos na paz do Cristo!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.