terça-feira, 24 de janeiro de 2012

As verdadeiras faces de Cleópatra

"A aliança entre César e Cleópatra a transformou em senhora do Egito. Contudo, não satisfeita com o objetivo alcançado, resolveu apoiar César em novas conquistas que pudessem transformá-lo em um conquistador de muitas fronteiras. Contudo, o general romano sabia que qualquer ambição de poder absoluto poderia acender a fúria do Senado Romano, que não permitiria a dissolução da República.
Por isso, ele teve de se contentar com uma breve temporada em que desfrutou da companhia de sua audaciosa amante. Depois disso, forçado a sinalizar sua devoção às instituições romanas, partiu com o seu exército para a região de Ponto, onde abafou a revolta de Farnaces. Nesse meio tempo, a rainha Cleópatra ficou grávida e deu à luz a Cesarião, nome que simplesmente atestava a paternidade de seu filho.
Depois que retornou para Roma, César nunca mais colocou os seus pés no Egito. Contudo, em mais uma ação de extrema audácia, a rainha Cleópatra resolveu ir até Roma e visitar o seu amante e parceiro político. Para os romanos mais conservadores, a presença daquela estrangeira era uma ameaça às tradições. Afinal, quais garantias poderiam dizer que César não a transformaria em rainha de Roma?"
Por Rainer Sousa
http://www.brasilescola.com/historia/cleopatra.htm


Faces de Cleópatra...
Esta mulher, que tal foi rainha egícipica, era, na verdade, grega. Além disso, sabemos também que ela não era tão bela como eternizaram-a nos cinemas, pois sim, a mesma possuía queixo e nariz proeminentes.
Cleópatra, em minha pobre opinião, foi uma das mulheres mais inteligentes de toda história. Ela tinha domínio de política, de línguas estrangeiras, era hábil para conquista de seus objetivos, etc, etc.
Apesar de sua enorme ambição ela mostrou que qualquer mulher pode ser poderosa e ter o que almeja.
Traçando seus objetivos e se casando com homens poderosos e respeitáveis na Grécia, um deles seria Marco Antonio. Ela e Marco formaram um dos casais mais românticos e badalados da história, não eram tão belos como têm sido caracterizados em filmes e na literatura.
Sua única falha foi quase ao final de sua vida, quando "(...) Otávio começou a realizar ataques sistemáticos contra o comportamento de Marco Antonio e resolveu colocar Cleópatra como uma séria ameaça para os romanos." sendo assim, logo após o confronto, Marco não obteve o sucesso previsto por ele. Então ambos, Cleópatra e Marco Antonio, decidiram se suicidar e Otávio, enraivado por não se sentir satisfeito com tudo, eliminou todos os herdeiros deste exemplo de mulher...
Não tem nada tão sedutor do que uma mulher poderosa* e misteriosa!
Que fique claro, caros amigos e amigas, Cleópatra não foi uma mulher bonita, mas soube seduzir e usar fielmente sua inteligência! Isto basta...

*(não necessariamente rica e com alto cargo político, se é que me entendem)





(Sugestões? Ideias? Fatos? Artigos? Me envie! e-mail: paula.marttins@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.