terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Luz do século XVIII

"No século XVIII, um grupo de pensadores começou a se mobilizar em torno da defesa de ideias que pautavam a renovação de práticas e instituições vigentes em toda Europa. Levantando questões filosóficas que pensavam a condição e a felicidade do homem, o movimento iluminista atacou sistematicamente tudo aquilo que era considerado contrário à busca da felicidade, da justiça e da igualdade. Dessa maneira, os iluministas preocuparam-se em denunciar a injustiça, a dominação religiosa, o estado absolutista e os privilégios enquanto vícios de uma sociedade que, cada vez mais, afastava os homens do seu “direito natural” à felicidade. Segunda a visão desses pensadores, sociedades que não se organizam em torno da melhoria das condições de seus indivíduos concebem uma realidade incapaz de justificar, por argumentos lógicos, sua própria existência. Por isso, o pensamento iluminista elege a “razão” como o grande instrumento de reflexão capaz de melhorar e empreender instituições mais justas e funcionais. No entanto, se o homem não tem sua liberdade assegurada, a razão acaba sendo tolhida por entraves como o da crença religiosa ou pela imposição de governos que oprimem o indivíduo. A racionalização dos hábitos era uma das grandes ideias defendidas pelo iluminismo."
Por Rainer Sousa
http://www.brasilescola.com/historiag/iluminismo.htm

Evolução. Esses pensadores buscavam a evolução intelectual à procura da felicidade, direito natural de todos!
Não obstante aos desígnos da Igreja, esses filósofos espalharam o antropocentrismo, a evolução em busca da melhoria.
Não há frase mais inteligente e motivadora que esta, à seguir: "Só sei que nada sei." - citado por Platão in: "Apologia de Sócrates", o primeiro discurso, 21d.
Pois sim, motivadora! Quanto mais estudamos mais certos ficamos de que NADA sabemos e que muito ainda temos de aprender.
Iluminismo foi a luz da era, foi a vinda da razão, do conhecimento e do esclarecimento raciocinado.
Nessa mesma época "surgiu" a Maçonaria, que ainda nos tempos atuais é coberta de tabus. Essa sociedade visa o crescimento moral, através de estudos e do evangélio de Jesus Cristo. Além da hierarquia que traz maior organização e responsabilidade. Cultivam a fraternidade. E ainda sim, é coberta de críticas ignorantes, talvez isso aconteça por ser uma sociedade muito discreta e conhecida, geralmente, somente por aqueles que a praticam.
Para maior entendimento leiam este trecho, à seguir:
 
"Maçonaria (forma reduzida de francomaçonaria) é uma sociedade discreta e por discreta, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam. De carácter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica.Retirado do Wikipédia; Pesquisa: Maçonaria.
Então fica um importante recado a vocês leitores: Estudem! Se aprimorem moral e espiritualmente. Não julguem sem ter o minímo de conhecimento. Busquem fontes confiáveis. E fiquem todos na paz do Cristo!







sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Clique aqui para ser membro!

Ando percebendo dificuldades que vocês enfrentam na hora de se tornarem membro.
Explicarei aqui, passo a passo, como ser mais um novo membro deste blog:

1º passo: Localize, logo abaixo dos membros, "
Já é um membro? Fazer login"

2º passo: Clique em "Fazer login". Em seguida aparecerá um outra janela.


3º passo: Você encontrará "Faça login usando uma conta que já tenha sido criada". Clique no site correspondente ao seu e-mail, observando que, clicando no Google você poderá utilizar a conta do Hotmail, caso tenha Orkut.

4º passo: Você poderá editar seu nome e inserir uma foto no "editar imagem". Logo após suas preferências, clique em "seguir este blog".

5º passo: Posteriormente aparecerá "Parabéns, ****. Você está seguindo Entendendo a História ". Clique em "Concluído".


Pronto! Você já é um novo membro do Entendendo a História.





(Sugestões? Ideias? Fatos? Artigos? Dificuldades? Me envie! e-mail:paula.marttins@hotmail.com)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Por que os negros?

“Não se tratava decerto, indo à África, apenas de obrar boas cousas conforme as Escrituras. Não era um impulso religioso o que mais movia as energias para as novas conquistas, e o ganho de almas para o Cristo, e a transformação das mesquitas, virgem de imagens, em templos e catedrais católicos, era puro engodo com que se disfarçava aos olhos do povo a ambição de pecúnia das classes dirigentes da nação” relata em suas crônicas o Príncipe D. João.
Desde daí a Igreja Católica constrói um discursso de legitimação desta escravização baseado na mitologia hebraica, com a passagem do Antigo Testamento onde Noé expulsa e amaldiçoa seu filho Can após o dilúvio, e este será, segundo a Bíblia, o responsável pelo povoamento da região que abrange parte do Oriente Médio e da África. Portanto, segundo a Igreja Católica, a escravização dos povos africanos era mais que justa e fundamentada na mitologia do Velho Testamento."
Trecho retirado do site: http://www.overmundo.com.br/overblog/escravizacao-dos-africanos-e-a-bencao-do-vaticano

Repensando a escravização dos negros.
Não foi somente por serem menos desenvolvidos moralmente, até porque se esse fosse o real motivo, logo, outros povos também seriam escravizados.
Pois então, no trecho acima verificamos o relato de D. João - príncipe de Portugal - bastante realista e talvez muito desafiador para aquela época, não deve ter sido fácil escrever a verdade que contrariava a Igreja.
Como se não bastasse os homicídios em nome de Deus, a bendita Igreja, ainda sim, insistia na ambição de poder, do respeito através do medo, colocando os negros submissos aos brancos por SÉCULOS!
Esse tipo de julgamento contra negros ainda hoje existe... É como se a chaga negra ainda estivesse aberta, a qual foi brutalmente ferida pela Igreja e pelos Europeus que também cultivavam ambição e cegueira religiosa.
Durante nossa história terrestre, notamos que a Igreja Católica sempre teve um "dedinho" em tudo aquilo que foi desastroso e que ainda possui reflexos nos anos atuais. Entretanto, não podemos deixar que esse fato nos abale e nos tire nossa fé, é de importância cultivar o pensamento de que eles também são filhos de Deus e merecem misericórdia. Ela foi constituída por espíritos menos evoluídos moralmente, que estavam a caminho desta evolução, porém os desafios que foram lhes confiado se perderam juntamente com o aprendizado.
Preferiram praticar seus interesses pessoais do que os interesses de Deus, e para satisfazer seus desejos egoístas utilizavam da fraqueza do povo: cegueira religiosa, fé acreditada.
Atualmente temos a moral mais desenvolvida, temos a fé questionada, e talvez seja por esse mesmo motivo que nos tornamos menos maleáveis e a Igreja menos "poderosa".
Os negros lutaram pela sua liberdade e foram livres, mas o preconceito ainda é um desafio a ser vencido por COMPLETO!




(Sugestões? Ideias? Fatos? Artigos? Me envie! e-mail: paula.marttins@hotmail.com)

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

As verdadeiras faces de Cleópatra

"A aliança entre César e Cleópatra a transformou em senhora do Egito. Contudo, não satisfeita com o objetivo alcançado, resolveu apoiar César em novas conquistas que pudessem transformá-lo em um conquistador de muitas fronteiras. Contudo, o general romano sabia que qualquer ambição de poder absoluto poderia acender a fúria do Senado Romano, que não permitiria a dissolução da República.
Por isso, ele teve de se contentar com uma breve temporada em que desfrutou da companhia de sua audaciosa amante. Depois disso, forçado a sinalizar sua devoção às instituições romanas, partiu com o seu exército para a região de Ponto, onde abafou a revolta de Farnaces. Nesse meio tempo, a rainha Cleópatra ficou grávida e deu à luz a Cesarião, nome que simplesmente atestava a paternidade de seu filho.
Depois que retornou para Roma, César nunca mais colocou os seus pés no Egito. Contudo, em mais uma ação de extrema audácia, a rainha Cleópatra resolveu ir até Roma e visitar o seu amante e parceiro político. Para os romanos mais conservadores, a presença daquela estrangeira era uma ameaça às tradições. Afinal, quais garantias poderiam dizer que César não a transformaria em rainha de Roma?"
Por Rainer Sousa
http://www.brasilescola.com/historia/cleopatra.htm


Faces de Cleópatra...
Esta mulher, que tal foi rainha egícipica, era, na verdade, grega. Além disso, sabemos também que ela não era tão bela como eternizaram-a nos cinemas, pois sim, a mesma possuía queixo e nariz proeminentes.
Cleópatra, em minha pobre opinião, foi uma das mulheres mais inteligentes de toda história. Ela tinha domínio de política, de línguas estrangeiras, era hábil para conquista de seus objetivos, etc, etc.
Apesar de sua enorme ambição ela mostrou que qualquer mulher pode ser poderosa e ter o que almeja.
Traçando seus objetivos e se casando com homens poderosos e respeitáveis na Grécia, um deles seria Marco Antonio. Ela e Marco formaram um dos casais mais românticos e badalados da história, não eram tão belos como têm sido caracterizados em filmes e na literatura.
Sua única falha foi quase ao final de sua vida, quando "(...) Otávio começou a realizar ataques sistemáticos contra o comportamento de Marco Antonio e resolveu colocar Cleópatra como uma séria ameaça para os romanos." sendo assim, logo após o confronto, Marco não obteve o sucesso previsto por ele. Então ambos, Cleópatra e Marco Antonio, decidiram se suicidar e Otávio, enraivado por não se sentir satisfeito com tudo, eliminou todos os herdeiros deste exemplo de mulher...
Não tem nada tão sedutor do que uma mulher poderosa* e misteriosa!
Que fique claro, caros amigos e amigas, Cleópatra não foi uma mulher bonita, mas soube seduzir e usar fielmente sua inteligência! Isto basta...

*(não necessariamente rica e com alto cargo político, se é que me entendem)





(Sugestões? Ideias? Fatos? Artigos? Me envie! e-mail: paula.marttins@hotmail.com)

Siga a história...

Este blog tem uma página exclusiva no Facebook.
Seja um membro aqui no blog e "curta"
a página Entendendo a História em seu Facebook!

Link:http://www.facebook.com/pages/Entendendo-a-Hist%C3%B3ria/282024231852732













sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A mais poderosa instituição da Europa Medieval


“Com a expansão do feudalismo por toda a Europa Medieval, observamos a ascensão de uma das mais importantes e poderosas instituições desse mesmo período: a Igreja Católica. Aproveitando-se da expansão do cristianismo, observada durante o fim do Império Romano, a Igreja alcançou a condição de principal instituição a disseminar e refletir os valores da doutrina cristã.

(...)Através da centralização de seus princípios e a formulação de uma estrutura hierárquica, a Igreja teve condições suficientes para alargar o seu campo de influências durante a Idade Média. Estabelecida em uma sociedade marcada pelo pensamento religioso, a Igreja esteve nos mais diferentes extratos da sociedade medieval. A própria organização da sociedade medieval (dividida em Clero, Nobreza e Servos) era um reflexo da Santíssima Trindade. Além disso, a vida terrena era desprezada em relação aos benefícios a serem alcançados pela vida nos céus. Dessa maneira, muitos dos costumes dessa época estavam influenciados pelo dilema da vida após a morte. Além de se destacar pela sua presença no campo das idéias, a Igreja também alcançou grande poder material.”

Começo pela idade medieval.
Bom, através deste fragmento que trouxe até aqui, notamos o poder de dominação da "Santa Madre Igreja", especialmente na era medieval em que a Europa passou...
Convenhamos, meu caros, esta instituição religiosa era apenas um sistema corrupto e de dominação sob os pobres cristãos. Ela proibia livros, conhecimento, questionamento, curas através de ervas, e quem cometia esses "terríveis atos" eram chamados de hereges, bruxos, e foi assim que a Inquisição chegou. A Inquisição, ou o Tribunal do Santo Ofício, ocorreu para que a igreja não perdesse seu poder, ela matou mais de 10 mil pessoas inocentes, afirmando que eram hereges que iam contra os princípios da "Santa Ingreja", que aliás de santa não tinha nada (corrupção, orgias, estupros, etc.). Mas, espere aí... Princípios?? Princípios??? Mas que raio de princípios são esses?

Sinceramente meu povo, os verdadeiros pagãos eram os próprios dominicanos da igreja.
Essas pessoas distorceram a palavra de nosso Senhor Jesus, transformando milhares de pessoas pagãs e/ou revoltas.

Poucos Conhecem...
"Teodora, esposa de Justiniano, que, no II Concílio de Constantinopla, no ano 553, influenciou o imperador para que a crença na reencarnação fosse banida dos dogmas da Igreja, a qual, até então, era reencarnacionista; distorcermos e fizemos mergulhar no esquecimento as palavras de Orígenes, discípulo de Clemente de Alexandria, que afirmava a doutrina do Carma e da Palingenesia." 

Trecho retirado do livro Sob as Cinzas do Tempo, de Carlos A. Baccelli, pelo espírito Inácio Ferreira.

Ou seja, meus queridos amigos... Pensem um pouco...
Por que será que ela (e outros) baniram a crença na reencarnação? Será, porque, se cultivassem essa crença o poder da Igreja diminuiria radicalmente?! Será que a ideia reencarnacionista traria conhecimento suficiente para que muitas pessoa desapegassem do material e passassem a exigir mais questões e mais respostas?! Teriam mais consciência da "rasteira" que a Igreja estivesse dando-lhes??
Pois é... Infelizmente não foi assim.

Essa era foi marcada - arrisco afirmar - como Idade das Trevas*! Sabe-se lá o por quê né? -risos.

*O nome dado a essa era foi marcado não só pela religiosidade extrema e cega, mas, também, ao pouco desenvolvimento social, cultural e tecnológico.







(Sugestões? Ideias? Fatos? Artigos? Me envie! e-mail: paula.marttins@hotmail.com)

Sou educada.

Minha primeira postagem, é lógico, será minha apresentação informal. Não falarei somente de minha pessoa, aqui também explicarei o motivo do nome do blog... Aliás, meu primeiro blog! Espero que vocês sejam gentis comigo, hein?!

Pois bem, meu nome é Paula, tenho 18 de idade quase completos, e sou apaixonada por história... Não conheço todos os fatos e relatos sobre a mesma  mas arrisco a levar em frente esta página.

Aqui abordarei história, história com entendimentos espíritas e filosóficos - com a ajuda de meu querido amigo Fernando Cruz.
Entendendo a História é um blog que levará até você a resposta dos "por quês". Que assim seja! -risos.

Um grande beijo!

(Sugestões? Ideias? Fatos? Artigos? Me envie! e-mail: paula.marttins@hotmail.com)