sábado, 3 de março de 2012

Exemplo digno de ser seguido (Pt.1)

Sua Santidade o Dalai Lama começou sua educação monástica aos seis anos. O currículo consistia de cinco disciplinas maiores e cinco menores. As maiores são: lógica, arte e cultura tibetana, sânscrito, medicina e filosofia budista — e esta por sua vez se compõe de outras cinco categorias: a perfeição da sabedoria; a filosofia do Caminho do Meio; o cânone da disciplina monástica; metafísica; e lógica e epistemologia. As disciplinas menores são: poesia, música e teatro, astrologia, gramática e sinônimos. Aos 23 anos, fez seu exame final no Templo de Jokhang, em Lhasa, durante o o Festival Anual de Orações Mönlam. Foi aprovado com honras e recebeu o grau de Geshe Lharampa (título máximo, equivalente a um Doutorado em Filosofia 1ista). Em complemento a esses temas budistas, estudou inglês, ciências, geografia e matemática.
Reponsabilidades de Líder: Em 1950, com 15 anos de idade, Sua Santidade foi solicitado a assumir a completa responsabilidade política como chefe de estado e de governo, após a invasão chinesa do Tibet. Em 1954, foi a Beijing para tratativas de paz com Mao Tsetung e outros lideres chineses, como Chou En-Lai e Deng Xiaoping. (...) Desde a invasão chinesa, Sua Santidade apresentou vários recursos às Nações Unidas sobre a questão tibetana. A Assembléia Geral adotou três resoluções sobre o Tibet, em 1959, 1961 e 1965.
O Plano de Cinco Pontos (Plano de Paz):
  1. Transformação de todo o Tibet em uma zona de paz.
  2. Cessação da política chinesa de transferência de população, que ameaça a própria existência dos tibetanos como povo.
  3. Respeito pelos direitos humanos fundamentais dos tibetanos, bem como de suas liberdades democráticas.
  4. Restauração e proteção do ambiente natural tibetano, e o abandono do uso do território tibetano, pela China, para produção de armas nucleares e como depósito de lixo nuclear.
  5. Início de negociações sérias sobre o futuro status do Tibet e das relações entre os povos chinês e tibetano. 
 Por: http://www.dalailama.org.br/biografia/ 

Em 1987 o dalai lama elaborou um plano de paz de cinco pontos para a libertação do Tibete, que foi rejeitado pelo governo chinês. O dalai lama tornou-se uma personalidade mundial, representando o esforço de paz entre os homens. Em 1989 recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
Por: http://educacao.uol.com.br/biografias/dalai-lama.jhtm


Política dos homens de bem existe! Temos "n" exemplos de pessoas que, dentro da política, mudou o mundo e foram reconhecidos como pacificadores.
Em uma postagem anterior citei Mahatma Gandhi, que assim como Dalai Lama fez muito por seu povo e lutou pela paz mundial, que infelizmente não procedeu em todo o mundo. Ambas personalidades eram desapegadas de valores terrenos sendo mais ligados aos valores espirituais.

Para melhor entendimento leia este trecho à seguir: "Hoje a singularidade de nosso tempo reside no fato de que a espiritualidade vem sendo descoberta como dimensão profunda do ser humano, como o momento necessário para o desabrochar pleno de nossa individuação e como espaço da paz no meio dos conflitos e desolações sociais e existenciais."
Quando somos ligados às coisas divinas nós deixamos o nosso lado egoísta e materialista procurando paz interior e o amor aos nossos próximos.
Em verdade, todos nós temos graus de evolução diferenciados, por isso notamos enormes desigualdades neste mundo de provas e expiações. No entanto, isto não diz que não podemos ser tão bons quanto a essas personalidades que mudaram a história do mundo, basta querermos e agirmos para que a mudança aconteça e a mesma deve ocorrer, primeiramente, em nosso interior!


"Se não purificamos o vaso da alma, o conhecimento, não obstante superior, se confunde com as sujidades do nosso íntimo, com que se degenerando, reduzindo a proporção dos bens que poderíamos recolher" (Jesus Cristo)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.