terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Curiosidades: Carnaval

História do Carnaval no Mundo: O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. (...)Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas.
Por Gabriela Cabral
http://www.brasilescola.com/carnaval/historia-do-carnaval.htm


No Brasil (específicamente): É bom que se esclareça que o nudismo não é uma prática discriminatória, o que se acredita ser discriminável é a venda dos corpos enquanto produto. São esses corpos que atraem turistas que fazem os hotéis lucrarem, restaurantes caros lucrarem e boutiques caras lucrarem. Chamo de corpos e não de mulheres, porque o corpo torna-se uma coisa vendável, quase desumanizada. O curioso é que são esses corpos que pouco lucram. (...)
Então, torna-se lógica a pergunta: o que ganham esses corpos? A princípio, a única resposta lógica seria poder. Poder no sentido proposto pelo filósofo Michel Foucault: em que se trata de submissão do outro perante a si, e que pode se apresentar nas mais íntimas relações interpessoais. Nesse caso, o corpo “mais bonito” do Carnaval ganha todos os olhares, e esses olhares significam a valorização desse corpo. Essa valorização, que nesse caso pode ser chamada ingenuamente de “autoestima” resulta em sensação de poder. Um poder que desaparece logo que se deixa o desfile, mas que serve como produto para a lucratividade de um sistema turístico de ética duvidosa.
Por Paula Rondinelli
http://www.brasilescola.com/educacaofisica/carnaval-corpos-poder.htm


Carnaval (francês carnaval, do italiano carnevale, de carnelevare, retirar a carne.)
Festa da carne.

Comemorem! Mas mantenham a responsabilidade e respeito que cultivam durante o ano todo. Não mudem seu caráter só para "um carnavalzinho" pois as consequências do mesmo progridem quando ele acaba!
Não abusem de bebidas alcoólicas e cigarros. Não utilizem de drogas. Não dirijam alcoolizados. Não vá com intuito de ficar com muitas pessoas - você não as conhece, não sabe do seu histórico de saúde. Não deixe se corromper pela mídia e amigos irresponsáveis. Meninos: Usem camisinhas! Meninas: Cuidado para a sensualidade não se tornar vulgar e comprometer seu caráter.
Enfim, cuidem de sua saúde física e espiritual - se possível.
Bom Carnaval a todos! :D






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.